+25 Perspectivas do Ciberjornalismo

Gerson Luiz Martins, Diana Rivera (Orgs.)

João Canavilhas (Prefácio)

Autores: Diana Rivera-Rogel, Denis Renó, Fernanda Vasques Ferreira, Gerson Luiz Martins, Katarini Giroldo Miguel, Kennedy Souza, Jesús Miguel Flores-Vivar, Juliana Colussi, Larissa Conceição dos Santos, Letícia de Faria Ávila Santos, Luciana Moherdaui, Marcelli Alves, Marco Bonito, Marcos César da Rocha Seruffo, Marina Lisboa Empinotti, Ricardo Nicola, Rita de Cássia Romeiro Paulino, Thaisa Bueno, Yomara Pinheiro Pires

edição: junho de 2020
isbn 9789898971210
páginas 288

A internet chegou para ficar. Aquilo que há anos se via em perspectiva como algo distante hoje começa a consolidar-se. Há exatamente 25 anos, os cibermeios ibero-americanos davam os seus primeiros passos. O ciberjornalismo trazia consigo a promessa de uma informação melhor e diversa, onde o usuário era quem decidia que informação consumir e compartilhar.

No período, o ciberjornalismo conseguiu assentar bases que foram aproveitadas pelos cibermeios e os usuários da rede a nível mundial. O jornalismo criou, com o passar do tempo, estratégias de acordo com as características da nova era. Atualmente, os meios que podem ser observados estão trabalhando na organização, gestão e tratamento da informação, com olhares a contemplar conteúdos que respondam às necessidades dos usuários e aproveitar as ferramentas que a internet oferece. Uma tendência notável neste novo cenário é a criação de cibermeios especializados. Generalizou-se a participação dos usuários e se incorporou recursos multimídia e alguns meios anunciaram processos de convergência.

Leitura online
Download PDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um pensamento em “+25 Perspectivas do Ciberjornalismo”