Narrativas: da Televisão às Novas Linguagens e Negócios

Vicente Gosciola, Ana Sedeño, Abel Suing, Felix Ortega e Valquiria Kneipp (Orgs.)

Autores: Adriana Pierre Coca, Alejandra Ramos, Ana Sedeño-Valdellós, Angelo Sastre, Brenda Luisi Pecini Alves, Claudia Silene Pereira de Oliveira, Francisco Rolfsen Belda, João Fernando Marar, José Patricio Pérez Rufí, Juliano Maurício de Carvalho, Leire Mara Bevilaqua, Liliane de Lucena Ito, Lucas Matías Contreras, Luciana Salviano Marques da Silva, Luis Fernando Severo, Maria Cristina Gobbi, María Eugenia Iglesias, María Natalia Díaz, Maximiliano Savarecio, Pablo Oro, Penélope Martín Martín, Pepita Martin Ortega, Renata Svizzero Fakhoury, Santiago Naliato Garcia, Valquíria Aparecida Passos Kneipp

edição: novembro de 2018
isbn  9789895415571
páginas congresso211

Estamos preparados para produzir conteúdos imagéticos à sociedade da nova ecologia dos meios? O debate é necessário, tanto pela academia como pelo mercado. O cenário oferece algumas transformações não compreendidas. Elas ocorrem naturalmente. Isso nos sugere compreender as ideias de Neil Postman e Marshall McLuhan ao definirem o conceito de ecologia dos meios como o estudo dos meios como ambientes. A preocupação de ambos aconteceu em um momento midiaticamente conturbado, considerando o desenvolvimento da televisão no final dos anos 1960 e a transformação social a partir disso. Marshall McLuhan, ao escrever o livro Understanding Media, já manifestava a sua preocupação em reinterpretar a sociedade dos meios ao declarar que os meios interagem entre si. O rádio transformou a forma das notícias tanto como alterou a imagem no cinema sonoro. A televisão causou mudanças drásticas na programação da rádio, etc. 

Com essas preocupações, organizamos a obra “Narrativas: da Televisão às Novas Linguagens e Negócios”, que aborda um debate sobre essa temática a partir dos conceitos da ecologia dos meios. Este livro reúne capítulos resultantes do 1º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies, realizado pela Ria Editorial e pelo GENEM – Grupo de Estudos sobre a Nova Ecologia dos Meios. O congresso, realizado na modalidade 100% virtual, recebeu apoio do DigiMedia – Digital Media Research Centre, a Red INAV – Rede Ibero-americana de Narrativas Audiovisuais e a Cátedra Latino-americana de Narrativas Transmedia. Os textos são redigidos em português ou espanhol, de acordo com o idioma de origem dos autores, ou dos países onde desenvolvem suas investigações.

Por uma política da Ria Editorial e do Congresso MEISTUDIES, oferecemos a obra no sistema open source e disponibilizada para download e leitura online grátis aqui no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *