Poéticas Fotográficas

Denis Renó, Fátima Lopes Cardoso e Pere Freixa (orgs.)

Peruska Chambi (prefácio)

Autores: Denis Renó, Elissa J. Rashkin, Fátima Lopes Cardoso, Jefferson Alves de Barcellos, Jorge Mauricio Escobar Sarria, Juan Fernando Franco Beron, Mar Redondo-Arolas, Matheus Tagé, Pere Freixa, Peruska Chambi, Verónica Vázquez Valdés

edição: setembro de 2021
ISBN 9789898971487 
páginas 236

Como dizia Henri Cartier-Bresson, uma só fotografia em si é um instante congelado, eternizado. Já duas fotografias podem ser uma poética. Com essa premissa, propusemos a organização desta obra, que contém olhares diversos sobre uma mesma temática: as poéticas fotográficas. Mas por que poéticas, no plural? Simples. Porque cada um constrói a sua poética, do seu jeito, à sua maneira e ao seu próprio gosto. Obviamente, ao construir a poética, o faz para alguém ver. Entretanto, e sem dúvida alguma, quem o faz pensa em si mesmo para depois pensar no próximo. A poética deve agradar primeiro a quem faz.

Com a consciência de que as poéticas fotográficas são diversas, criamos a proposta da obra. Esperávamos, ao abrir a convocatória, que uma diversidade de olhares sobre a temática fosse compartilhada conosco. Aliás, diversidade está presente em nós, organizadores do livro. Ainda que hajam dois jornalistas, Fátima desenvolveu a sua tese de doutoramento sobre fotojornalismo e investiga sobre essa temática, enquanto Denis desenvolveu sua tese de doutoramento sobre documentário interativo e tecnologias digitais. Para complementar, Pere nos traz o olhar essencialmente artístico, envolto a tecnologias que vão desde a câmera pinhole ao telemóvel. Nasceu, assim, o livro Poéticas Fotográficas. 

Porém, uma obra organizada resulta numa autêntica surpresa. Afinal das contas, recebemos textos diversos a serem avaliados às cegas. E foi o que ocorreu. Ao final, reunimos uma diversidade que acabou por serem divididos em duas partes: Reflexões e Aplicações. Para tanto, dividimos as contribuições de acordo com as temáticas oferecidas.

Leitura online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.