top of page

Imagem, Gamificação, Educação, Literatura e Inclusão

Andrea Versuti, Carlos Arcila, Rosangela Fachel, Ruth Contreras, Danilo Bressan e Oksana Tymoshchuk | Coords.

Autoras e autores | Anabela Jesus, André Antônio Varnieri Haar, Anelise Rublescki, Antonio Carlos Sementille, Carla Gonçalves Távora, Carlos Eduardo da Trindade Ribeiro, Cristina Susigan, Danilo Leme Bressan, Dorival Campos Rossi, Eliany Salvatierra Machado, Everton Simões da Motta, Gustavo Russo Estevão, Hernando Gomez Salinas, Horacio Alberto Avendaño, Jefferson Schneider Dittrich, Joana Pinheiro Peixinho, João Fernando Marar, João Pedro Albino, Jose Luis Eguia Gómez, Lilian Lindquist Bordim, Luís Enrique Cazani Júnior, Luiza Chueri Marcondes, Marcos Takeshi Matsumoto, Maria Da Graça Mello Magnoni, Mariano Mancuso, Oksana Tymoshchuk, Regilene A. Sarzi-Ribeiro, Ricardo Cavassan, Ricardo Osorno Fallas, Rodrigo Malcolm De Barros Moon, Ruth S. Contreras Espinosa, Sandra Lucía Ruiz Moreno, Suzana Rita Da Costa, Thiago Seti Patricio, Victória Sayuri Freire dos Santos Kudeken, Yenny Paola Bejarano Bejarano

Estamos preparados para produzir conteúdos imagéticos à sociedade da nova ecologia dos meios? O debate é necessário, tanto pela academia como pelo mercado. O cenário oferece algumas transformações não compreendidas. Elas ocorrem naturalmente. Isso nos sugere compreender as ideias de Neil Postman e Marshall McLuhan ao definirem o conceito de ecologia dos meios como o estudo dos meios como ambientes. A preocupação de ambos aconteceu em um momento midiaticamente conturbado, considerando o desenvolvimento da televisão no final dos anos 1960 e a transformação social a partir disso. Marshall McLuhan, ao escrever o livro Understanding Media, já manifestava a sua preocupação em reinterpretar a sociedade dos meios ao declarar que os meios interagem entre si. O rádio transformou a forma das notícias tanto como alterou a imagem no cinema sonoro. A televisão causou mudanças drásticas na programação da rádio, etc.

Com essas preocupações, organizamos a obra “Imagem, Gamificação, Educação, Literatura e Inclusão”, que aborda um debate sobre essa temática a partir dos conceitos da ecologia dos meios. Este livro reúne capítulos resultantes do 1º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies, realizado pela Ria Editorial e pelo GENEM – Grupo de Estudos sobre a Nova Ecologia dos Meios. O congresso, realizado na modalidade 100% virtual, recebeu apoio do DigiMedia – Digital Media Research Centre, a Red INAV – Rede Ibero-americana de Narrativas Audiovisuais e a Cátedra Latino-americana de Narrativas Transmedia. Os textos são redigidos em português ou espanhol, de acordo com o idioma de origem dos autores, ou dos países onde desenvolvem suas investigações.

Por uma política da Ria Editorial e do Congresso MEISTUDIES, oferecemos a obra no sistema open source e disponibilizada para download e leitura online grátis aqui no site.

unnamed.jpg

Edição: novembro de 2018
ISBN 978-989-54155-8-8
páginas 257

download_branco.jpg
leitura_branco.jpg
bottom of page