Inovações tecnológicas e soluções de mercado
Aline Camargo, Eduardo Pellanda, Jorge Veríssimo e Tamara Guaraldo | Coords.
Autoras e autores | Adriano Medeiros da Rocha, Aline Correia Umann, Andrea Cristina Versuti, Célia Maria Retz Godoy dos Santos, Carolina Gois Falandes, Denis Porto Renó, Guilherme Coleti Tavares, Gustavo Henrique dos Santos Silva, Isabelle Victória Oliveira Eustáquio, João Vitor Leodoro Ruiz, Joana André Machuza Matenga, Kelly Cristina Monteiro Martins, Kleytton Augusto Barbosa Messias, Lucilene dos Santos Gonzales, Maria Cecília Ribeiro Nunes Nascimento, Osvando José de Morais, Tamara de Souza Brandão Guaraldo, Vinícius Batistioli Silano
Os estudos que envolvem a comunicação, seja como função principal ou ferramenta colaboradora, possuem um histórico de relevância que, certamente, ganhou ainda mais importância, dadas as intensas transformações do ecossistema midiático na contemporaneidade. As manifestações artísticas já não são as mesmas, não somente por causa da massificação tão criticada pela escola de Frankfurt, mas também pelas possibilidades oferecidas pelo advento de novas tecnologias que, em algumas situações, substituem ou mesmo burlam as ações humanas. O mesmo pode ser visto nos processos educacionais, que competem cada vez mais com alternativas midiáticas e “não lugares” diversos que sustentam e desvirtuam as ideias outrora compartilhados por Marc Augé.
Da mesma maneira, as narrativas jornalísticas e mercadológicas tentam compreender este novo panorama que nos assola, aprendendo a sustentar e esclarecer verdades frente à desinformação ou tentando disseminar mensagens de consumo e de opinião. Torna-se necessário rever as origens que balizam historicamente tais mudanças comunicacionais para, com isso, vislumbrar as possíveis transformações sociais que venham a resultar deste novo panorama. Trata-se de aprender a conviver e a aproveitar com forças contrárias para que estas tornem-se menos negativas e sejam usadas em nosso favor.
Neste cenário, torna-se cada vez mais necessária a promoção do debate sobre o tema, preferencialmente transfronteiriço, para que seja possível conhecer e propor cenários diversos. Por esse motivo, realizamos, entre os dias 21 e 23 de maio de 2024, o 1º Colóquio Internacional Lusofonia em Debate, que reuniu acadêmicas e acadêmicos de Brasil, Portugal, Espanha (Galícia), México e Moçambique. O evento foi realizado em co-organização por duas instituições - a Universidade Estadual Paulista (UNESP), do Brasil, pelo Chrome Photo/GENEM, e a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa - IPL, de Portugal, através do LIACOM - e ocorreu de forma virtual síncrona. O colóquio possibilitou uma ampla e democrática participação, não somente iberoamericana, mas também africana.
Edição: agosto de 2024
ISBN 978-989-9220-00-3
páginas 272