Semiótica e história, fotografia e informação
Sandra Ruiz, Angela Grossi, Jefferson Barcellos, Aida Carvajal, Maria Cristina Gobbi, Osvando de Morais e Regilene Sarzi | Coords.
Autoras e autores | Aida Carvajal García, Alessandra de Falco, Alex Visoto, Anton Szomolányi, Elaine Regiane Damaceno Ribeiro, Francine Micheli Costa De Castilho, Gustavo Russo Estevão, Jefferson Alves De Barcellos, Jorge Alberto Hidalgo Toledo, Jorge Vázquez-Herrero, Laura Olivares Waisman, Luciana Galhardo Batista Simon, Luciane De Fatima Giroto Rosa, Marcelo Narcizo Bueno Junior, Marilena De Moraes Barcellos, Pablo Calvo De Castro, Pablo Oro, Paula Hernández González , Regilene A. Sarzi-Ribeiro, Rosa Julián Gonzales, Sandra Ruiz, Santiago Naliato Garcia, Silvio da Costa Pereira, Vanessa Grazielli Bueno Do Amaral, Wellington Cesar Martins Leite, Yenny Paola Bejarano Bejarano
Estamos preparados para produzir conteúdos imagéticos à sociedade da nova ecologia dos meios? O debate é necessário, tanto pela academia como pelo mercado. O cenário oferece algumas transformações não compreendidas. Elas ocorrem naturalmente. Isso nos sugere compreender as ideias de Neil Postman e Marshall McLuhan ao definirem o conceito de ecologia dos meios como o estudo dos meios como ambientes. A preocupação de ambos aconteceu em um momento midiaticamente conturbado, considerando o desenvolvimento da televisão no final dos anos 1960 e a transformação social a partir disso. Marshall McLuhan, ao escrever o livro Understanding Media, já manifestava a sua preocupação em reinterpretar a sociedade dos meios ao declarar que os meios interagem entre si. O rádio transformou a forma das notícias tanto como alterou a imagem no cinema sonoro. A televisão causou mudanças drásticas na programação da rádio, etc.
Com essas preocupações, organizamos a obra “Semiótica e história, fotografia e informação”, que aborda um debate sobre essa temática a partir dos conceitos da ecologia dos meios. Este livro reúne capítulos resultantes do 1º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies, realizado pela Ria Editorial e pelo GENEM – Grupo de Estudos sobre a Nova Ecologia dos Meios. O congresso, realizado na modalidade 100% virtual, recebeu apoio do DigiMedia – Digital Media Research Centre, a Red INAV – Rede Ibero-americana de Narrativas Audiovisuais e a Cátedra Latino-americana de Narrativas Transmedia. Os textos são redigidos em português ou espanhol, de acordo com o idioma de origem dos autores, ou dos países onde desenvolvem suas investigações.
Por uma política da Ria Editorial e do Congresso MEISTUDIES, oferecemos a obra no sistema open source e disponibilizada para download e leitura online grátis aqui no site.
Edição: novembro de 2018
ISBN 978-989-54155-9-5
páginas 220