Jornalismo em tempos da pandemia do novo coronavírus
Hebe Maria Gonçalves de Oliveira e Sergio Gadini | Coords.
Bruce Mutsvairo | Prefácio
Autoras e autores | Alan Tomaz de Andrade, Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, Anézia Maria Brito Lima, Caroline Patatt, Edna de Mello Silva, Edson Francisco Leite Junior, Elaine Javorski, Fátima Martínez, Fernanda Vasques Ferreira, Fernando Rocha, Hebe Maria Gonçalves de Oliveira, Igor Aparecido Dallaqua Pedrini, Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, Juarez Tadeu de Paula Xavier, Juliana Colussi, Kati Caetano, Liana Vidigal Rocha, Lys Apolinário Reis, Marcio Augusto Martins da Silva, Mary Weinstein, Matheus Tagé, Michael Gomes, Milena Cristina Peres, Paulo Vitor Giraldi Pires, Pedro Borges Franco Zimermann do Nascimento, Priscila R. Sanches, Rodrigo Daniel Levoti Portari, Rafiza Varão, Sarah Melisa Barros de Sousa, Sérgio Luiz Gadini, Simão Farias Almeida
A crise global da Covid-19 que assolou o mundo em três meses no início de 2020 gerou impactos incalculáveis para a humanidade, os quais sinalaram para grandes mudanças a partir desta segunda década do século XXI. De início, analistas apontaram como marco para agora o começo desse século. As mudanças afetam todas as áreas, das ciências médicas, no enfrentamento diário aos números de contágios e de mortes na casa de milhões em todo planeta e na falta de tratamento contra a doença, à economia, pela necessidade imediata do isolamento social da população, única forma de prevenção contra o contágio nessa crise sanitária.
A pandemia do novo coronavírus impactou todas as formas de trabalho. O jornalismo também, além de se encontrar entre as atividades profissionais que não param. Nesse sentido, propusemos uma publicação que reunisse diferentes olhares sobre a atuação do jornalismo nos tempos da pandemia do novo coronavírus. Esse momento de crise global nos convocou ainda a contantes reflexões sobre modos de vida e trabalho no sistema global. Preocupad@s com essa temática, e em conjunto com a Ria Editorial, publicamos esse e-book “Jornalismo em tempos da pandemia do novo coronavírus”.
A ideia desse livro surgiu logo aos primeiros impactos da pandemia do novo coronavírus sobre nossas atividades de trabalho, como jornalistas e professores/pesquisadores de jornalismo. Primeiramente, o isolamento social, com a suspensão das aulas na maioria das universidades públicas do Brasil, logo após o alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 11 de março de 2020, que a Covid-19 se tratava de uma pandemia mundial, e não apenas um caso isolado da China, país que se despontou como epicentro da doença.
Edição: setembro de 2020
isbn 978-989-8971-26-5
páginas 484