Observações sobre as notícias
Liliane de Lucena Ito, Juliana Colussi e Karina Jawz Woitowicz | Coords.
Autoras e autores | Adriel Henrique Francisco Cassini, Alice Machado Groth, Allan Matheus de Almeida, Aparecida Alves de Siqueira, Arthur Honorato de Almeida, Cleber Femina, Daniel Dantas Lemos, David Candido dos Santos, Deborah Luísa Vieira dos Santos, Denise Martins Lira, Fernanda Vasques Ferreira, Franco Dani Araújo e Pinto, Gabriel Landim, Iluska Coutinho, Kenia Maia, Larissa Duarte Soares, Liliane de Lucena Ito, Lorena Silva Vitório Almeida Araújo, Marina Aparecida Sad Albuquerque de Carvalho, Mary Carmen Rosado-Mota, Robson Rangel, Thaís Aldred Iasbik de Aquino, Zulmira Nóbrega
O ecossistema midiático contemporâneo traz desafios que superam os espaços midiáticos, chegando à sociedade em si e suas dinâmicas organizacionais. Cada vez mais seres-meio (Gillmor, 2005) - tema do 6º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies -, os cidadãos precisam se educar midiaticamente. Neste contexto, devem ser considerados não somente a formação técnica, mas também a preocupação ética e a noção do que é ou não verdade. Isso tem feito com que processos democráticos, que evoluíram nos últimos séculos para promover a paz e a harmonia entre as pessoas, fossem afetados. E esse problema não se limita a sociedades consideradas subdesenvolvidas ou em desenvolvimento. Países que se autodefinem desenvolvidos, como os pertencentes à União Europeia e os Estados Unidos, caem frequentemente nos contos das “verdades” midiáticas, que frequentemente distanciam-se radicalmente da verdade.
Com base nestes parâmetros, promoveu-se o 7º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies, que teve como temática “Democracia e Educação Midiática”. O tema, aliás, é apropriado para o campo da ecologia dos meios, e enfrenta um desafio global. Com base nisso, foram programadas 15 videoconferências e nas 13 mesas de trabalho, reunindo representações de nove países. Das mesas de trabalho, surgiram os textos completos que compuseram 16 livros que, após serem avaliados por pares, foram publicados pela Ria Editorial. Uma das obras é esta, que reflete resultados científicos e/ou empíricos observacionais sobre o ecossistema midiático.
Através deste livro, o Congresso MEISTUDIES e a Ria Editorial cumprem com um compromisso comum entre as duas entidades: a disseminação do conhecimento científico sem limites ou barreiras. Como diretor geral do MEISTUDIES, desejo uma excelente leitura, repleta de aprendizados e reconexões críticas. Viva a Ecologia dos Meios. Viva a Democracia. Viva os estudos sobre comunicação. Viva o MEISTUDIES!
Edição: novembro de 2024
isbn 978-989-9220-19-5
páginas 329