Reflexões e práticas acadêmicas na Comunicação Latino-Americana

Maria Cristina Gobbi, Osvaldo J. de Morais e Denis Renó (Coords.)

Prefácio: Abel Suing

Autores: Aline Lisboa, Carlos Alberto Garcia Biernath, Caroline Mazzer de Souza, Daira Martins Botelho, Debora Cristina Lopez, Denis Renó, Denise Guimarães-Guedes, Gleice Bernardini, Juliana Gobbi Betti, Juliano Ferreira de Sousa, Janaína Gomes, Kelly De Conti Rodrigues, Mara De Santi, Marcelo Freire, Maria Cristina Gobbi, Marina Darcie, Rafael Kondlatsch, Thiers Gomes da Silva

As Ciências da Comunicação no Brasil sempre foram ancilas das teorias europeias, canadenses e estadunidenses, apreendidas em seus centros de origem e trazidas como novidades pelos estudantes brasileiros após lá serem transformados em professores-doutores, tornando-se delas aqui simples vetores ao se desincumbirem da tarefa única de sua disseminação no país. Este é o ponto de partida de nossa pesquisa na área de comunicação. Até agora, ainda não tivemos propostas teóricas capazes de retornar as nossas origens, a nossa história e aos antecedentes de nossa construção como sociedade com justificativas aprofundadas capazes de mostrar o que somos e em quê nos tornamos, mesmo diante das ideias em rotação e da espiral tecnológica aceleradamente ascendente. E, este será o nosso grande desafio.

Neste livro, organizamos os textos produzidos a partir dos debates provocados pelas leituras destas mesmas teorias com o intuito não somente de construir uma base teórica para os projetos dos alunos que cursaram a disciplina Teorias da Comunicação e que se reúnem periodicamente no espaço do Grupo de Pesquisa sobre o Pensamento Comunicacional Latino-Americano (PCLA). Mas e também para pensar criticamente as potencialidades teóricas, mostrando os sequenciados esforços empreendidos para consolidar o espaço da prática de pesquisa e reflexões acadêmicas do campo da Comunicação e ainda demarcar o espaço de estudo dentro da grande área do conhecimento que constituem as Ciências, nossa área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.