Transformações do Jornalismo na Nova Ecologia dos Meios

Liliane de Lucena Ito e Paula Melani Rocha (Orgs.)

Paul Levinson (Prefácio)

Autores: Alberto Dafonte-Gómez, Alexandra Fante, Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior, Aline Camargo, Alzimar Ramalho, Angelo Eduardo Rocha, Antonio Francisco Magnoni, Bianca Marinho, Dione O. Moura, Gabriela de las Mercedes Coronel Salas, Javier Díaz Noci, Katty Yadira Paucar Carrión, Kellyanne Carvalho Alves, Leilane Gama, Lilian Cristina Monteiro França, Liliane de Lucena Ito, Luana Pereira, Luciana Galhardo Batista Simon, Luciane Agnez, Marcello Zanluchi Surano Simon, Marco Antônio Gehlen, Paula Melani Rocha, Soloni Maria Rampin Zenidarci, Tayane Aidar Abib, Teresa Piñeiro-Otero, Xabier Martínez-Rolán

edição: janeiro de 2019
isbn 9789898971005
páginas 202

A Internet e inovações tecnológicas abalaram o paradigma do jornalismo industrial assim como outras tecnologias alinharam outros paradigmas do jornalismo ao longo de sua história. Esses novos atores foram introduzidos no mundo do jornalismo na segunda metade do século XX, com alguns descompassos temporais de acordo com as particularidades de cada país, e as novas configurações são processuais, gradativas e ainda estão em curso. As alterações culturais não ficaram restritas ao jornalismo tampouco ele foi o protagonista ou o pioneiro a vivenciá-las, mas o atingiu de sobremaneira, levando o mercado empresarial, profissional e a academia a repensarem o jornalismo e suas etapas processuais: produção, circulação e consumo.

O e-book Transformações do Jornalismo na Nova Ecologia dos Meios reúne catorze dessas reflexões, desenvolvidas por pesquisadores brasileiros, equatorianos e espanhóis. Trata-se de uma coletânea de pesquisas teóricas, conceituais, metodológicas, empíricas ou aplicadas com abordagens de perspectivas diferenciadas desse processo no qual o jornalismo está imerso e sob angulações distintas. Os textos foram redigidos em português, inglês ou espanhol, de acordo com o idioma de origem dos autores, ou dos países onde desenvolvem suas investigações. Apenas o prefácio, de autoria do pesquisador norte-americano Paul Levinson, que é apresentado em dois idiomas (inglês e português), o primeiro originalmente redigido pelo autor.

O livro apresenta uma coletânea de capítulos a partir de um call for papers internacional e que trazem uma diversidade de debates. Os textos, selecionados pelas organizadoras Liliane de Lucena Ito e Paula Melani Rocha, abordam investigações desenvolvidos a partir de diversas metodologias, numa ordenação que constrói a narrativa cientifica pensada na construção do conhecimento sobre diversos temas. A obra é oferecida gratuitamente para download e leitura, respeitando a filosofia de conhecimento livre e aberto que orienta os projetos da Ria Editorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.