Cuidado e Autocuidado entre mulheres ativistas no mundo online

Cuidado e Autocuidado entre mulheres ativistas no mundo online: estimulando (novas) subjetividades em tempos de pandemia e violência

Cosette Castro (autora)

Guacira Oliveira (prefácio)

edição: setembro de 2021
ISBN 9789898971463 
páginas 168

Este livro apresenta as reflexões e análises do estudo de pós-doutorado realizado no Instituto de Psicologia da UnB sobre Cuidado e Autocuidado entre Mulheres Ativistas no mundo online – estimulando (novas) subjetividades em tempos de pandemia e violência. O estudo foi desenvolvido em meio à pandemia e ao isolamento social e foi adaptado ao mundo virtual.

No primeiro semestre de 2020 ocorreu o acompanhamento online da roda de cuidado e autocuidado entre mulheres ativistas do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA) utilizando, no trabalho de campo, as técnicas da observação participante e do diário de campo virtual, que ajudaram a conhecer a estrutura das rodas e a selecionar as questões para o questionário. Em seguida, foram atualizados os  questionários semi-estruturados online e disponibilizados para o grupo de mulheres. Os questionários contribuíram para analisar as falas das mulheres sobre as rodas virtuais, sobre cuidado e autocuidado e sobre  a realidade tecnológica em que estão inseridas.

Todas as técnicas foram aplicadas virtualmente, com autorização da ONG Centro Feminista  de Estudos e Assessoria, coordenadora da projeto das rodas de mulheres, e das ativistas que responderam as questões. Foram selecionadas quatro categorias de análise: 1) dispositivo materno; 2) influência tecnológica; 3) laços sociais e 4) resistência. A análise das respostas começou no segundo semestre de 2020, sendo finalizado em dezembro do mesmo ano. Para as pessoas interessadas nos aspectos metodológicos da pesquisa, os procedimentos estão disponíveis no Anexo 01 deste livro.

Leitura online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 pensamentos em “Cuidado e Autocuidado entre mulheres ativistas no mundo online”